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Questionário sobre a estrutura das unidades judiciárias sobre a acessibilidade e a inclusão no Poder Judiciário

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  • Os dados coletados irão subsidiar o diagnóstico previsto no art. 33 da Resolução CNJ n. 401, de 16 de junho de 2021, que dispõe sobre o desenvolvimento de diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares, e regulamenta o funcionamento de unidades de acessibilidade e inclusão.

    Nesta etapa, serão levantadas informações relativas à gestão da acessibilidade e inclusão por meio da aplicação de questionários em dois níveis: (i) presidências e comissões de inclusão e acessibilidade com o objetivo de estudar a gestão do tribunal e (ii) unidades judiciárias de primeiro e segundo graus, bem como para os conselhos de justiça, com a finalidade de verificar a acessibilidade física e a acessibilidade nos serviços.

    O presente questionário tem por objetivo coletar dados das unidades judiciárias, e que, para os fins deste questionário, abrangem as edificações que sediam as varas, os juizados especiais, as auditorias militares, as zonas eleitorais, as turmas recursais, os gabinetes, o segundo grau e os tribunais superiores.

    A pesquisa é realizada pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do CNJ, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no âmbito do projeto do LIODS. Em caso de dúvidas, pedimos que entrem em contato pelo e-mail dpj@cnj.jus.br ou pelos telefones (61) 2326-5266/5268.

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  • No questionário, o termo “órgão” refere-se, de forma genérica, a qualquer entidade do sistema judiciário, abrangendo tribunais, conselhos e unidades judiciárias, como varas e juizados, à qual o(a) respondente esteja vinculado(a).

  • Seção 1 – Identificação do(a) respondente.

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  • Seção 2 – Acessibilidade física.

  • 9. Considerando a acessibilidade na área externa, entrada e nas recepções da unidade judicial/conselho, como você avalia a conformidade com os seguintes critérios?

  • Orientação para os(as) respondentes: considera-se rota acessível como caminho contínuo e desobstruído que permite a segura e fácil movimentação de pessoas com diferentes capacidades, incluindo aquelas com mobilidade reduzida, deficiências visuais ou auditivas.
  • Orientação para os(as) respondentes: considera-se que a altura adequada de um balcão de atendimento para cadeirantes é aquela que permite que uma pessoa em cadeira de rodas alcance facilmente a superfície. Geralmente, a altura varia entre 80 cm e 85 cm do chão para garantir acessibilidade e conforto.
  • 10. Avalie como as salas de atendimento e o plenário do edifício atendem às necessidades de acessibilidade das pessoas com diferentes tipos de deficiência.

    Instruções para os(as) respondentes: Para cada item, selecione a opção que melhor descreve a situação atual das salas de atendimento e do plenário do edifício em relação à acessibilidade. Considere sua experiência ou conhecimento sobre a disponibilidade e adequação desses espaços para atender às necessidades de pessoas com diferentes tipos de deficiência.

  • Orientação para os(as) respondentes: considera-se que espaço adequado de cadeira de rodas está livre de obstruções e que permite que a cadeira de rodas faça curvas e mudanças de direção sem dificuldade.
  • Orientações para os(as) respondentes:

    - são exemplos de mobiliários adaptados para pessoas com deficiência: mesas e balcões com altura adequada para cadeirantes, cadeiras com apoio de braços e assentos largos para acomodar diferentes necessidades, dentre outros.

    - são exemplos de equipamentos adaptados para pessoas com deficiência: telefones com amplificação de som, teclados e mouses adaptados, monitores com ajustes de contraste e tamanho de fonte, dentre outros.

  • 11. Avalie o nível de conformidade das áreas de circulação do tribunal com as seguintes condições de acessibilidade:

  • Seção 4 – Acessibilidade em serviços.

  • Selecione todas as opções aplicáveis.
  • Selecione todas as opções aplicáveis.
  • 16. O quanto você concorda com as seguintes afirmações relacionadas à acessibilidade nos serviços para pessoas com deficiência?

  • Selecione todas as opções aplicáveis.
  • Selecione todas as opções aplicáveis.
  • Selecione todas as opções aplicáveis.
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